![](https://static.wixstatic.com/media/117e14_cd4cafd2e2a2427b982f3b5c01637afb~mv2.png/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/117e14_cd4cafd2e2a2427b982f3b5c01637afb~mv2.png)
Olá AUmores da vida! 🐶
Hoje eu vim aqui tirar uma dúvida que muita gente tem sobre os nossos bolos. Sempre nos perguntam como conseguimos fazer um bolo lisinho e reto. E o ingrediente secreto para obter esse resultado é um só: #pratica!
Pode parecer que você não leva jeito pra isso no início e você pode até pensar em abandonar a confeitaria. Mas acredite, é assim pra todo mundo. Neste caso vale aquela máxima: a prática leva à perfeição. Então bora praticar que você chega lá ;)
E se você está se perguntando se você precisa gastar muito dinheiro com várias ferramentas profissionais de confeitaria pra começar, eu vou te dar 3 dias super simples que vão te ajudar a não gastar nada (ou quase nada rs) e ainda vou te dar algumas alternativas pra não ter mais desculpa! Isso mesmo, não vou te indicar espátulas profissionais, nem bailarinas e etc. Você vai poder começar hoje mesmo se quiser.
1) Coloque bastante recheio na colher ao aplicar a cobertura
Sim, você pode usar uma simples colher para aplicar a cobertura no bolo, mas dependendo da sua massa, esse pode ser um trabalho árduo. Os bolos para cães, por exemplo, tendem a se esfarelar com maior facilidade. Ao aplicar e tentar espalhar a cobertura, os farelos da massa tendem a se misturar com a cobertura, e não queremos isso! Queremos nosso bolo bem lisinho, retinho e branquinho (no meu caso).
Para que fique mais fácil de aplicar, você deve pegar bastante cobertura com as costas da colher. A cobertura que entrar em contato com a massa não deve ser espalhada, ao invés disso é só apertar a colher contra a massa que a cobertura espalhará para os lados sem misturar nada. Então você pode alisar a superfície com a colher para espalhar melhor, mas tomando cuidado para que a colher não entre em contato com a massa. Se isso acontecer, limpe a colher e aplique mais uma colher cheia de cobertura nesta área, até cobrir.
2) Faça duas camadas de cobertura
A primeira camada será bem mais difícil de aplicar e provavelmente não vai ficar perfeita. Mas isso não será problema!
Leve o bolo à geladeira por 15 minutinhos, retire e aplique uma segunda camada. Capricha no alisamento e você vai ver que vai ficar igual um bolo profissional, pronto para a finalização.
Alise o bolo o tempo que for necessário, até achar que está bom. De novo, quanto mais você praticar, mais rápido conseguirá chegar ao resultado esperado.
3) Use a espátula à 90 graus
Pode parecer óbvio, mas muita gente inclina a espátula sem perceber e fica horas alisando o bolo sem chegar no resultado desejado. Sem contar quando abre aquele buraco no bolo.
O problema é que a grande maioria não observa como está segurando a espátula. Tente deixá-la o mais reta possível, pois queremos bolo reto, né? Faça devagar e aos poucos no início e conforme você sentir firmeza nas mãos, vá aumentando o seu ritmo.
Para alisar o bolo você vai precisar girar a sua base. Assim você firma a espátula à 90 graus e tem menos chance de errar. Para girar a base você pode usar um prato de microondas ou pode girar à mão mesmo, como eu fiz no vídeo abaixo. Sugiro que use um pedestal para não acontecer nada com o bolo (colocando a mão onde não deve sem perceber).
No vídeo eu uso uma espátula de plástico. Se eu gastei 5 reais com ela foi muito. Gosto dela porque ela é bem fina na ponta e deixa tudo mais preciso. Mas ela é uma espátula de fazer massas e pães na verdade. A ideia aqui é que você pode espatular com qualquer coisa reta. Eu já usei a espátula de cortar bolo por exemplo, e até um pedaço de papel cartão dobrado, e funcionou.
A única coisa que você tem que prestar atenção é no acabamento. A minha espátula de cortar bolo, por exemplo, é arredondada na ponta, o que faz com que o pé do bolo não fique reto. Use uma faca com o lado contrário ao corte para finalizar. Não vale muito a pena usar ela em todo o processo pois ela tem muito pouco espaço para manter o excesso de cobertura que acumula ali, mas pro acabamento funciona super bem.
Não esqueça de limpar a espátula sempre que acumular cobertura demais, senão ela acaba voltando pro bolo e você vai perder todo o trabalho.
No vídeo eu estou fazendo um mini bolo, o que dificulta bastante esse processo pois a massa não se sustenta. Você precisa ser firme e delicado ao mesmo tempo.
![](https://static.wixstatic.com/media/117e14_22bb9d29185644f0959eed7dfd216774~mv2.png/v1/fill/w_980,h_1307,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/117e14_22bb9d29185644f0959eed7dfd216774~mv2.png)
Pode não parecer, mas fazer qualquer coisa em versão mini dá muito mais trabalho. Não vou nem comentar nada sobre essa decoração super detalhada rsrs. Foram muitas horas de trabalho e dedicação.
Esse bolo foi muito especial pra nós pois era aniversário da nossa embaixadora. Só de ver ela feliz e comendo com satisfação me dá a certeza que valeu a pena cada tijolinho e detalhe desse bolo.
A verdade é que eu tenho os melhores clientes do mundo :)
Gostaram das dicas e dos truques? Espero que sim.
Não deixe de nos seguir nas redes sociais e compartilhe esse post com seus amigos.
Até a próxima :)
Instagram: Clique aqui
Youtube: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Telegram: Clique aqui
TikTok: perfil do Focinho e perfil do Bruce
Saiba Mais
Receita de biscoitos de gengibre para cães: Clique aqui
Curso online Biscoitos Naturais para Cachorros: Clique aqui
Receitas de bolos de Aniversário para Cães: Clique aqui
Curso de Alimentação Natural para Cães: Clique aqui
Comments